Android 14: 5 maiores recursos que esperamos no Google I/O
Estes são os recursos do Android 14 que espero ver demonstrados no I/O
Logotipo do Android 14 no smartphone Pixel
O Google I/O 2023 está quase chegando, o que significa que estamos prestes a obter um resumo completo do Android 14 e seus recursos. E há uma série de atualizações interessantes já comentadas ou presentes no Android 14 beta , pelas quais esperar.
O atual sistema operacional Android 13 foi um lançamento relativamente descontraído após as grandes mudanças introduzidas pelo Android 12 . Com base nos rumores atuais, o Android 14 está se tornando uma atualização prática, não oferecendo nenhum recurso matador em particular, mas várias mudanças que os usuários apreciarão.
Analisando os recursos atualmente observados nos testes, escolhi os cinco recursos a seguir como prováveis destaques da lista de alterações do Android 14. Fique de olho neles no I/O em 10 de maio, junto com o novo hardware do Google, como o Pixel 7a .
Senhas
Uma imagem mostrando como as chaves de acesso funcionam com contas do Google
Recentemente confirmado pelo Google para sua conta geral do Google , as senhas também devem aparecer para o Android 14, com uma API projetada para funcionar com o gerenciamento de senhas no software .
Eles substituem suas senhas de texto padrão por duas “chaves” autenticadas biometricamente: uma gerada pelo seu telefone e a outra pelo serviço que você está usando. É mais simples e mais seguro do que as senhas tradicionais, então seria uma boa notícia para todos se isso estivesse disponível como padrão em novos telefones Android daqui para frente.
Controles deslizantes de volume de toque e notificação divididos
Revisão do Google Pixel 6a
Uma das partes mais irritantes do Android nativo é que aumentar ou diminuir o volume da notificação também afeta o volume do toque e vice-versa. Isso é uma dor se você deseja ouvir uma chamada importante recebida, mas não quer se incomodar em ouvir um ding alto, bipe ou qualquer ruído para cada alerta de e-mail ou texto que receber.
O Android 14 parece estar finalmente introduzindo controles de volume individuais para esses dois recursos essenciais do smartphone. Aparentemente, isso está em desenvolvimento desde pelo menos os betas do Android 13, portanto, esperamos que, após um ano inteiro de ajustes em potencial, o Google esteja pronto para disponibilizá-lo para todos.
Gesto preditivo para trás
Uma captura de tela do Android 14, mostrando a nova seta para trás que aparece ao usar gestos de deslizar
Deslizar para trás em um telefone Android funciona bem agora, mas o Google parece ter pensado em uma maneira interessante de torná-lo melhor no Android 14.
Semelhante a como deslizar de baixo para cima na tela e pausar mostra todos os seus aplicativos abertos, deslizar de lado e pausar mostra uma visualização da página para a qual você voltará. Isso, junto com um novo indicador de seta para mostrar que o telefone está reconhecendo sua entrada, deve tornar a navegação por longas sequências de páginas muito mais simples. Imagino que navegar pelo aplicativo Configurações ou por várias páginas da Web vinculadas seria muito mais simples por meio desse método.
Clones de aplicativos
Uma captura de tela do Android 14 beta, mostrando o menu de clonagem do aplicativo
Se você tiver várias contas em um aplicativo, como contas de mídia social pessoais e comerciais, pode ser difícil alternar constantemente entre os logins. O Android 14 pode simplificar isso adicionando clones de aplicativos como um recurso padrão.
Já disponíveis em alguns inicializadores do Android , os clones de aplicativos permitem que você mantenha duas versões do mesmo aplicativo na tela inicial ou na gaveta de aplicativos, cada uma conectada a uma conta separada. Parece que funcionará apenas com certos aplicativos pré-selecionados, como Facebook, Discord ou Telegram por enquanto, mas esperamos que essa capacidade seja eventualmente aberta a todos e quaisquer aplicativos que possam se beneficiar dela.
Otimização para telas maiores
Google Pixel Fold
Não é nenhum segredo que o Android é o primeiro sistema operacional para smartphones, o que significa que, sem muitos ajustes dos fabricantes de hardware, não é bom usá-lo em dispositivos com telas maiores executando o Android. Felizmente, o Google parece continuar melhorando o Android em dispositivos maiores por meio de opções de desenvolvimento para janelas, painéis deslizantes e muito mais.
Isso será muito importante para o Google Pixel Fold , um telefone dobrável agora confirmado para aparecer no I/O, e o já público Google Pixel Tablet . Mas supondo que todos esses recursos acabem na versão de código aberto do Android, isso tornará o uso dos melhores telefones dobráveis e dos melhores tablets Android muito mais agradável assim que a atualização estiver disponível.
Além do Google I/O
Ainda temos que esperar para experimentar a versão final do Android 14, mesmo depois que o I/O terminar. O cronograma de desenvolvimento atual do Google tem a edição estável do Android 14 aparecendo depois de julho e provavelmente não estará disponível em nenhum novo telefone até que seja lançado no mais recente telefone principal do Google, que deve ser a série Pixel 8 em . outubro
Parece uma atualização pela qual valerá a pena esperar, ou possivelmente até atualizar se o telefone estiver muito antigo para uma atualização de software. Nada é tão chamativo ou divertido quanto o Material You no Android 12, mas podemos esperar uma série de otimizações bem-vindas no Android 14 passando pelos betas. E, claro, ainda podemos ver algumas surpresas anunciadas durante o Google I/O que os betas ainda não viram, então dedos cruzados para ainda mais novos recursos.
Mais do Guia do Tom
15 recursos ocultos do Android que você deveria usar
Melhor duração da bateria do telefone: conheça os telefones mais duradouros
3 maneiras pelas quais o Google Pixel Fold pode vencer o Galaxy Z Fold 5