Pular para o conteúdo
Início » Android 13 Pontos positivos e negativos

Android 13 Pontos positivos e negativos

    Android 13 Pontos positivos e negativos

    Uma pequena atualização do Android que coloca o foco na estabilidade e privacidade

    O Android 13 tem tudo a ver com estabilidade, privacidade e segurança. Não há grandes mudanças visuais radicais como no Android 12, mas as permissões recebem um conjunto bem-vindo de mudanças.

    Prós

    • Concentre-se na estabilidade
    • Alterações de permissões
    • Avanços do Material You
    • Suporte a idiomas por aplicativo
    • Melhorias de privacidade e segurança

     

    Contras

    • Uma atualização bastante pequena em comparação com as versões anteriores
    • O alternador de áudio de mídia não é compatível com Cast
    • O novo reprodutor de mídia não é bonito
    • A pesquisa do Pixel Launcher é confusa

     

    O Android 13 é o epítome da iteração. O Google decidiu tirar um ano da inovação após a bomba que foi o Android 12 , focando em estabilidade e privacidade para a atualização de software móvel deste ano. Portanto, embora o Android 13 possa carecer de um conjunto de novos recursos no nível do Material You, ainda assim é uma atualização sólida para os melhores telefones Android .

    As permissões receberam algumas melhorias, especialmente para notificações. O Android agora faz o que o iOS faz, perguntando se você gostaria que um aplicativo enviasse notificações na primeira vez que você carregá-lo após a instalação. Outras melhorias, como permissões de tempo de execução de notificação, parecem pequenas, mas ainda são importantes. Material Você avançou um pouco, pode definir preferências de idioma por aplicativo e a privacidade continua em primeiro plano com opções como um seletor de fotos no estilo iOS – apesar do Google ainda ficar atrás da Apple na frente da privacidade.

    O conjunto de recursos é pequeno, portanto, esta revisão do Android 13 não será tão substancial quanto seu antecessor. No entanto, você ainda deve atualizar quando disponível e eu direi por quê.

    Leia sobre o que está reservado para o Android 14 ou por que você precisa baixar a atualização do Android 13 de março de 2023 como uma prioridade .
    Revisão do Android 13: design e interface do usuário
    Material Você

    O Google introduziu o Material You no Android 12, que marcou uma enorme nova linguagem de design semelhante ao Material Design em 2014. Muita coisa mudou desde então, mas o Android 13 continua a melhorar o Material You. Você ainda pode achar a mudança controversa, como muitos acham. Mas independentemente disso, esta é a visão do Google, e isso continua nesta versão do sistema operacional.

    Temas de telefone Android 13
    (abre em nova aba)

    O Android 13 oferece mais opções de cores extraídas do seu papel de parede. Material Você no Android 12 parecia um pouco sem inspiração em alguns pontos, onde muitas vezes escolhia uma das cores predefinidas para obter uma aparência de que realmente gostava. Estou grato que o Android 13 deu alguns passos adiante com opções, permitindo-me mais opções sem mudar de um papel de parede que eu gosto. Você pode encontrar essas opções em Papel de parede e estilo no menu Configurações ou pressionando longamente na tela inicial.

    Material Você também introduziu ícones temáticos, que eram limitados aos aplicativos do Google e se destacavam como um polegar dolorido ao lado de ícones comuns na gaveta de aplicativos. Mas agora, o Google expandiu os ícones temáticos para aplicativos de terceiros. Embora seja bom na prática para dar uma aparência de uniformidade, tenho minhas dúvidas sobre sua adoção. Os desenvolvedores do Android demoram a aceitar muitas das iniciativas do Google, especialmente porque precisam aceitar isso.

    O Google mudou muito com o Material You, incluindo algumas opções de personalização que existiam no Android 11. Espero que a atualização do Android 14 do ano que vem reintroduza algumas das coisas que o Google deixou de fora das versões recentes, como formas de ícones personalizados. Eu sou um cara esquilo.
    IU do sistema

    Embora não seja monumental, a IU do sistema do Android 13 recebeu algumas atualizações. Um que você pode notar imediatamente é o novo reprodutor de mídia na aba de notificação. Ele recebeu um pequeno facelift, incluindo um novo posicionamento de botões e uma nova barra de busca. O último é bastante estranho, pois fica ondulado e animado. O que há de tão errado com uma linha reta?

    O reprodutor de mídia também é sempre expandido, ao contrário do modo compacto do Android 12. É uma mudança estranha e não sou fã. A arte do álbum agora também ocupa o centro do palco em segundo plano, mas apenas em aplicativos que a suportam. Você pode descobrir que alguns apenas fornecem uma única cor. Spotify, no entanto, parece bom graças a essa mudança.

    Embora não seja novidade para o Android em si – essa mudança na verdade veio no Android 12L – o relógio da tela de bloqueio apresenta um ajuste que permite bani-lo para o canto, exatamente para onde vai quando você recebe notificações. Não me importo com o relógio lento no centro da tela de bloqueio, mas se você se importa, o Android 13 permite que você ajuste isso por meio da alternância do relógio de linha dupla em Configurações> Tela> Tela de bloqueio .
    Lançador de pixels

    Não mudou muito sobre o Pixel Launcher visualmente, mas o Google mexeu com a funcionalidade de pesquisa novamente. O iniciador apresenta duas maneiras de procurar coisas. O widget do Google na tela inicial funciona principalmente para pesquisas na web, mas também pode exibir aplicativos enquanto você digita.

    Menu do Google Android 13
    (abre em nova aba)

    A pesquisa da gaveta de aplicativos é muito mais parecida com o iOS, onde você pode pesquisar aplicativos, realizar pesquisas na web, procurar coisas em seu dispositivo e pesquisar na Play Store. Mas o fato de isso estar oculto na gaveta do aplicativo, em vez do widget principal do Google na tela inicial, não é algo que eu goste. Eu teria preferido o Android 13 para unificar as duas funcionalidades de pesquisa em um único local. Funciona bem no iOS e acho que poderia funcionar igualmente bem no Android.

    O Google gosta de complicar as coisas desnecessariamente às vezes e este é mais um exemplo dessa tendência.
    Revisão do Android 13: privacidade e segurança
    Permissões de notificações

    O Android finalmente obteve permissões de notificação de tempo de execução no estilo iOS. Os aplicativos agora pedem permissão para enviar notificações quando você os carrega pela primeira vez. Esta é uma mudança extremamente bem-vinda e eu adoro vê-la. Embora o gerenciamento de notificações seja muito mais fácil e robusto no Android do que no iOS, prefiro a maneira da Apple de fazer com que os aplicativos obtenham seu consentimento para enviar notificações.

    Captura de tela do aplicativo Android 13
    (abre em nova aba)

    E, assim como em um iPhone, é bastante satisfatório no Android 13 negar a um aplicativo a capacidade de enviar notificações em tempo de execução. Eu amo isso.
    Seletor de fotos e permissões de mídia

    Continuando na linha de permissões, o Android 13 agora exige que os aplicativos peçam acesso a fotos, vídeo ou áudio separadamente, em vez de todos juntos como antes. O Google também introduziu um novo seletor de fotos, novamente muito parecido com o do iOS. Quando um aplicativo solicita acesso às suas fotos, o sistema exibe uma lista de suas mídias e o que você colocar na lista de permissões será passado para o aplicativo.

    Em teoria, parece ótimo, mas, na prática, poucos aplicativos suportam o seletor de fotos neste ponto; a adoção provavelmente será lenta, se for o caso. Isso é algo que o Google precisa impor se realmente leva a sério a privacidade no Android. Até agora, acho que a Apple e o iOS estão muito à frente no que diz respeito à privacidade, e o Google não parece querer alcançá-los rapidamente.

    O Android 13 faz algumas mudanças boas, não me interpretem mal, mas todos os novos recursos de privacidade devem ser rigorosamente aplicados. Caso contrário, o Google parece fraco e duvido de seu compromisso. Tenho a sensação de que uma repressão está chegando mais cedo ou mais tarde, e sem dúvida veremos desenvolvedores em ascensão implementando esses novos recursos, mas pode ser um processo lento.
    Gerenciador de tarefas

    O Android 13 possui um gerenciador de tarefas adequado, que aparece na parte inferior das Configurações rápidas quando você tem aplicativos em primeiro plano em execução. Você pode matar qualquer um desses aplicativos à vontade, embora tenha cuidado, pois isso pode causar problemas se você fechar o aplicativo errado (como o reprodutor de música enquanto estiver ouvindo música). O Google há muito resiste em adicionar um gerenciador de tarefas ao Android, mas 2022 é o ano em que ele finalmente ouviu – e acabou com os aplicativos arriscados que matam tarefas.

    Captura de tela do aplicativo Android 13
    (abre em nova aba)

    No entanto, o gerenciador de tarefas só se aplica a aplicativos e serviços em primeiro plano. Eu gosto dessa mudança porque ela retoma a velha maneira de fazer as coisas. Anteriormente, o Google exigia que os aplicativos anunciassem quando estavam sendo executados em segundo plano. A solução para isso foi uma notificação grande e feia que ficava na aba de notificação. Se você executar aplicativos constantemente, como o Tasker, isso pode ser irritante. Você ainda encontrará esta notificação pop-up, mas agora pode ignorá-la.

    Se você tiver algum aplicativo que possa eliminar, verá uma mensagem na parte inferior das Configurações rápidas que diz “X aplicativos estão ativos” com uma seta que o levará ao gerenciador de tarefas. Haverá uma lista de tudo em execução junto com um botão Parar. É uma boa adição, mesmo que um gerenciador de tarefas não seja explicitamente novo no Android nativo. É apenas uma novidade neste formato voltado para o usuário.
    Revisão do Android 13: mudanças diversas

    Preferências de idioma por aplicativo
    O Android 13 agora oferece uma grande vantagem para usuários multilíngues: preferências de idioma por aplicativo. Agora você pode definir alguns aplicativos em seu idioma nativo e outros em seu idioma secundário. Isso também seria benéfico para pessoas que estão tentando usar e se ajustar a um novo idioma ou que viajam muito.

    Captura de tela do aplicativo Android 13
    (abre em nova aba)

    Para acessá-lo, pressione e segure o ícone do aplicativo até que o menu rápido apareça. Toque na pequena opção i na parte superior, que o levará a um menu em Configurações, onde você pode ajustar o idioma do aplicativo (quando compatível). Você também pode acessar uma lista de aplicativos suportados acessando Configurações > Sistema > Idiomas e entrada > Idiomas do aplicativo .

    Captura de tela do aplicativo Android 13
    (abre em nova aba)

    Leitor de código QR nativo
    Como vimos nas prévias e betas do desenvolvedor do Android 13, o Google introduziu um leitor de código QR nativo. Ele fica em um bloco de Configurações rápidas, então toque nele para abrir o scanner. É incrivelmente rápido e funciona muito bem. Acho muito mais fácil abrir o link encontrado do que outros telefones que fazem você acessar um pequeno link sob o código no visor (como em um iPhone).

    Captura de tela do aplicativo Android 13
    (abre em nova aba)

    Editor da área de transferência
    O editor da área de transferência do Android 13 oferece um meio visual de editar algo que você acabou de copiar antes de colá-lo, como se você selecionou muito texto.

    Conectividade
    O Android 13 tem suporte para Wi-Fi 7, o próximo padrão sem fio, bem como Bluetooth LE Audio. Esta é uma medida à prova de futuro.
    Revisão do Android 13: veredicto

    O Android 13 tem alguns recursos notáveis ​​e algumas mudanças interessantes , para dizer o mínimo, mas é uma atualização muito pequena. Mesmo assim, aprecio o Android 13. Gosto especialmente das novas permissões de notificação em tempo de execução, embora me pergunte como isso se comportará a longo prazo. O seletor de fotos também é bacana, mas como ainda não é obrigatório, não tenho certeza de quantos desenvolvedores o adotarão.

    É bom para o Google tirar um ano de grandes mudanças no sistema operacional, já que o Android 12 foi um grande negócio. Suspeitei que o Android 13 seria um pouco mais discreto, visto que o Android 12 tinha algumas coisas que o Google precisava resolver, principalmente bugs e deficiências com o Material You.

    Portanto, pode não ser a atualização mais empolgante que você verá, mas recomendo fortemente que você atualize para o Android 13 assim que estiver disponível para o seu telefone. Na verdade, se você estiver em um Pixel – ou tiver um dos telefones Pixel 7 do Google – provavelmente já deu o salto com o mínimo de drama que uma atualização desse tamanho causaria.

    Deixe uma resposta