Pular para o conteúdo
Início » 35 milhões de usuários do Android atingidos por adware – exclua esses aplicativos agora

35 milhões de usuários do Android atingidos por adware – exclua esses aplicativos agora

    adware no android

    35 milhões de usuários do Android atingidos por adware – exclua esses aplicativos agora

    Esses aplicativos clonados deixam seu smartphone lento e colocam sua privacidade em risco
    Crânio verde na tela do smartphone.

    Mesmo se você estiver baixando novos aplicativos Android de uma loja de aplicativos oficial como a Google Play Store, você ainda precisa ter cuidado, pois aplicativos ruins conseguem escapar das defesas do Google de tempos em tempos.

    Quando falamos de aplicativos nocivos, na maioria das vezes nos referimos a aplicativos maliciosos que contêm malware, mas outra ameaça a ser observada são os aplicativos de adware . Embora não sejam tão perigosos quanto os aplicativos maliciosos, os aplicativos de adware podem colocar sua privacidade em risco, bem como seus próprios dispositivos, pois usam recursos adicionais ao carregar anúncios em segundo plano para ganhar dinheiro para seus criadores.

    Conforme relatado pelo BleepingComputer (abre em uma nova guia) , um conjunto de 38 aplicativos de adware foram descobertos na Play Store que foram baixados por 35 milhões de usuários do Android até o momento. Embora os aplicativos em questão tenham sido baixados em todo o mundo, são principalmente os usuários dos Estados Unidos, Canadá, Coreia do Sul e Brasil que se apaixonaram por eles.

    Como é o caso de outros aplicativos imitadores, esses 38 aplicativos de adware são, na verdade, clones do Minecraft baixados por usuários – provavelmente crianças – que não queriam ou não podiam pagar os US $ 6,99 para baixar o aplicativo oficial do Minecraft para Android da Mojang.
    Exclua esses aplicativos agora mesmo

    Esses 35 clones do Minecraft encontrados espalhando adware na Play Store foram descobertos pela empresa de segurança cibernética McAfee , que publicou suas descobertas em uma nova postagem no blog (abre em uma nova guia) . Embora esses aplicativos não sejam tão perigosos quanto os aplicativos maliciosos, é recomendável excluí-los do smartphone imediatamente, caso os tenha instalado.

    Aqui está a lista completa de aplicativos clones de adware do Minecraft, junto com quantas vezes eles foram baixados da Play Store:

    Block Box Master Diamond – 10m+
    Craft Sword Mini Fun – 5m+
    Block Box Skyland Sword – 5m+
    Craft Monster Crazy Sword – 5m+
    Bloco Pro Forrest Diamante – 1m+
    Jogo de blocos Skyland Forrest – 1m+
    Bloco Rainbow Sword Dragon – 1m+
    Craft Rainbow Mini Builder – 1m+
    Bloco Forrest Tree Crazy – 1m+
    Craft Clever Monster Castle – 500k+
    Bloco Monster Diamond Dragon – 500k+
    Craft World Fun Robô – 500k+
    Bloco Pixelart Tree Pro – 500k+
    Craft Mini Lucky Fun – 500k+
    Block Earth Skyland World – 500k+
    Bloqueie o castelo do monstro do arco-íris – 500k+
    Block Fun Rainbow Builder – 500k+
    Craft Dragon Diamond Robo – 500k+
    Block World Tree Monster – 100k+
    Block Diamond Boy Pro – 100k+
    Bloco Lucky Master Earth – 100k+
    Craft Forrest Mini Fun – 100k+
    Craft Sword City Pro – 100k+
    Bloco Loki Monster Builder – 100k+
    Block Boy Earth Mini – 100k+
    Block Crazy Builder City – 100k+
    Craft Sword Vip Pixelart – 100k+
    Block City Fun Diamante – 100k+
    Craft City Loki Rainbow – 100k+
    Craft Boy Clever Sun – 100k+
    Block City Dragon Sun – 100k+
    Craft Loki Forrest Monster – 100k+
    Lokicraft: Forrest Survival 3D – 50k+
    Craft Castle Sun Rain – 50k+
    Craft Game Earth World – 50k+
    Craft Lucky Castle Builder – 50k+
    Craftsman: Building City 2022 – 50k+
    Craftsman: Building City 2022 – 50k+
    Craft Rainbow Pro Rain – 50k+

    Depois de descobrir esses 35 aplicativos de adware como parte de seu trabalho como membro da App Defense Alliance , a McAfee os denunciou ao Google e todos foram removidos da Play Store. No entanto, se você tiver algum desses aplicativos instalados em seus dispositivos ou, mais provavelmente, no tablet ou smartphone de seu filho, será necessário excluí-los manualmente.
    Baixo desempenho do smartphone? Adware pode ser o culpado

    Um homem frustrado olhando para seu smartphone

    Assim como com uma infecção de malware móvel, ter um aplicativo de adware em seu smartphone pode deixá-lo seriamente lento e levar ao superaquecimento, aumento do uso de dados e baixa duração da bateria.

    Normalmente, quando isso acontece, os usuários com adware instalado em seus smartphones podem perceber imediatamente a perda de desempenho que estão enfrentando. No entanto, como esses eram clones do Minecraft, os usuários infectados provavelmente pensaram que essas lentidões eram causadas pelos próprios jogos e não pelo adware que estavam executando em segundo plano.

    Outra razão pela qual esses aplicativos de adware podem ter sido difíceis de detectar é que os anúncios foram carregados em segundo plano assim que esses jogos foram lançados, mas nada foi exibido na tela do usuário. A análise do tráfego de rede da McAfee mostrou que pacotes de rede suspeitos de bibliotecas de anúncios foram trocados em segundo plano.

    Se o seu smartphone começar a mostrar sinais de lentidão repentinamente, vale a pena examinar a lista de aplicativos que você tem instalado, pois pode haver um aplicativo de adware sendo executado em segundo plano.
    Como se proteger de aplicativos de adware

    Ao contrário de aplicativos maliciosos, onde instalar um dos melhores aplicativos antivírus Android em seu smartphone pode mantê-lo seguro, o mesmo não pode ser dito para o adware.

    Os aplicativos de adware não são considerados tão perigosos quanto os maliciosos e, como todos os anúncios são carregados em segundo plano quando um desses aplicativos está em execução, eles têm mais chances de passar pelas verificações de segurança do Google para a Play Store. Por esta razão, cabe a você quando se trata de evitá-los.

    O ditado “se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é” é ótimo para se ter em mente aqui. Os golpistas e até mesmo os cibercriminosos geralmente visam usuários que podem não ser capazes ou dispostos a pagar por uma versão oficial de um jogo como o Minecraft, criando aplicativos imitadores. Esses aplicativos estão longe de ser reais, mas para aqueles que desejam jogar um jogo específico e não têm fundos para comprá-lo imediatamente, eles podem ajudar a preencher a lacuna.

    Uma família feliz usando dispositivos conectados à internet

    Como é mais provável que aplicativos como esses sejam instalados por crianças, você pode usar um dos melhores aplicativos de controle parental para ficar de olho em como eles usam seus tablets ou smartphones. Ao mesmo tempo, você deseja garantir que precisará inserir uma senha ou usar sua impressão digital para baixar novos aplicativos da Play Store. Também é importante que você converse com seus filhos sobre os perigos de baixar novos aplicativos em seus dispositivos e alertá-los sobre como o download de aplicativos pode torná-los vulneráveis ​​a hackers.

    Esses aplicativos clones do Minecraft que espalham adware podem ter sido removidos da Play Store, mas no minuto em que o próximo grande jogo chegar, espere ver os golpistas fazerem exatamente a mesma coisa novamente.
    Mais do Guia do Tom

    O malware Daam Android pode manter seu telefone como refém
    Hackers estão infiltrando malware na Google Play Store
    Novo trojan bancário Chameleon está roubando informações da conta

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *