Pular para o conteúdo
Início » Os telefones Android estão prestes a receber uma atualização que economiza espaço

Os telefones Android estão prestes a receber uma atualização que economiza espaço

    Os telefones Android estão prestes a receber uma atualização que economiza espaço

    Google Play Store em breve oferecerá arquivamento de aplicativos para ajudá-lo a economizar espaço em dispositivos Android
    Como excluir aplicativos no Android

    Em breve, os telefones Android poderão economizar algum espaço de armazenamento extra graças à nova opção de “arquivamento de aplicativos” da Google Play Store, que acaba de ser anunciada no blog oficial de desenvolvedores do Android (abre em uma nova guia) .

    Quando esse recurso for lançado e você tentar baixar um aplicativo da Play Store em um dispositivo que já está cheio de armazenamento integrado, um pop-up de arquivamento automático aparecerá para ajudá-lo a liberar espaço. Aceitar o prompt permitirá que a Play Store remova automaticamente dados de aplicativos usados ​​com pouca frequência (até 60% ou mais do tamanho total de um aplicativo) até que haja espaço suficiente para o novo ser instalado.

    Duas capturas de tela mostrando como a tentativa de baixar um aplicativo em um telefone Android com armazenamento completo agora solicita que o usuário arquive automaticamente os aplicativos não utilizados

    Você poderá saber quais aplicativos foram arquivados procurando o símbolo de download de nuvem branca na parte superior do aplicativo. Crucialmente, todos os dados pessoais que você obteve ao usar o aplicativo não serão excluídos e o ícone permanecerá onde você o deixou na tela inicial, para que você sempre possa baixar o aplicativo novamente e voltar a usá-lo rapidamente como normal.

    Ícones de aplicativos Android com um ícone de download na nuvem, indicando que foram arquivados

    Os desenvolvedores precisarão configurar seus aplicativos de uma maneira diferente, usando Android App Bundles em vez de arquivos APK, para que a Play Store os arquive automaticamente. Isso pode significar que é um pouco demorado para que certos aplicativos ofereçam isso. Mas o Google está incentivando os desenvolvedores a usar a nova opção com a tentadora promessa de reduzir totalmente a desinstalação de aplicativos pelos usuários.
    Uma atualização simples, mas eficaz

    Estamos felizes em ver que o arquivamento de aplicativos está finalmente sendo lançado, pois esperávamos desde o anúncio original do Google em março de 2022 para que ele fosse disponibilizado.

    Mesmo os melhores telefones Android podem oferecer apenas 128 GB de armazenamento em suas formas básicas, que podem ser preenchidas rapidamente para usuários ativos de telefone. Ter a opção de reter as partes principais de um aplicativo, mas liberar algum espaço para coisas úteis mais imediatas, parece excelente. Portanto, esperamos que os desenvolvedores do Android implementem isso rapidamente em todos os nossos aplicativos Android favoritos .

    Dito isso, geralmente descobrimos que fotos e vídeos são os arquivos que consomem mais espaço armazenados em nossos dispositivos. Se for esse o seu caso também, considere consultar nossas melhores recomendações de armazenamento em nuvem para manter suas fotos seguras sem precisar mantê-las em seu telefone.

    Há também o Android 14 , que está atualmente em versão beta, mas será lançado publicamente ainda este ano. Não parece ser uma grande atualização, mas oferece algumas melhorias interessantes, como suporte a senha e a capacidade de ocultar a visualização do PIN de potenciais olhos espiões.

     

    Deixe uma resposta