Pular para o conteúdo
Início » Android 14 tudo o que sabemos até agora

Android 14 tudo o que sabemos até agora

    Android 14 tudo o que sabemos até agora

    Android 14 — tudo o que sabemos até agora

    O Android 14 está chegando e o primeiro beta está disponível para o novo sistema operacional móvel do Google. Embora o conjunto de recursos seja bastante humilde e muito focado no desenvolvedor no momento, achamos que a nova versão pode introduzir algumas melhorias interessantes na qualidade de vida.

    Se você é um usuário de telefone Android e não um desenvolvedor, não há muito sobre as prévias do Android 14 que digam respeito a você neste momento – embora haja alguns novos recursos interessantes em andamento que ficarão no centro das atenções em uma data posterior. .

    O Android 14 beta 1 já está disponível e você pode instalá-lo em um Pixel 7 , Pixel 7 Pro , Pixel 6 , Pixel 6 Pro , Pixel 5a , Pixel 5 e Pixel 4a 5G . O software não está pronto para uso geral. Destina-se a que os desenvolvedores comecem a testar seus aplicativos em dispositivos que executam o Android 14, bem como nos primeiros usuários. Mas se você estiver curioso, resumimos todos os novos recursos abaixo e temos um guia prático sobre como você pode baixar a versão beta em seu próprio Pixel .
    Notícias do Android 14 (atualizado em 13 de abril)

    Nosso blog ao vivo do Google I/O 2023 já está no ar e cobriremos todos os grandes anúncios do Android 14 na apresentação principal
    A primeira versão beta do Android 14 já está disponível (abre em nova aba) para download e traz algumas melhorias notáveis ​​para compartilhamento de conteúdo e navegação. E podemos mostrar como baixar o Android 14 beta para você.
    O Android 14 poderia finalmente dividir os controles deslizantes de volume de toque e notificação .

    Android 14: estabilidade da plataforma

    Como o Android 14 Developer Preview 1 foi lançado em fevereiro, não ficamos surpresos ao ver o Developer Preview 2 chegar no início de março. Isso porque, de acordo com a linha do tempo acima, o Google parece planejar o lançamento do primeiro Android 14 beta em abril.

    android 14: cronograma de estabilidade da plataforma

    Isso é um mês antes do Google I / O 2023, supondo que o Google mantenha seu padrão habitual de realizar esse evento em maio. Isso nos leva a acreditar que o primeiro beta ainda não terá muitos dos novos recursos, já que o Google provavelmente os guardará para um anúncio no I/O.

    A empresa pretende planejar a estabilidade da plataforma até o final de julho. Achamos que a versão final chegará em agosto, assim como o Android 13 fez no ano passado.

    Android 14: novos recursos

    O Android 13 foi um lançamento modesto em termos de recursos e, embora o Google tenha destacado apenas as seções a seguir, os membros da comunidade Android descobriram vários novos recursos do Android 14 dignos de nota.
    Compartilhamento de melhorias

    Uma captura de tela do Android 14, mostrando novas opções para a interface da planilha

    O Google fez alterações na planilha de compartilhamentos no Android 14, permitindo maior personalização para aplicativos específicos que, com sorte, tornarão a movimentação de arquivos muito mais conveniente.
    Clonagem de aplicativo

    Uma captura de tela do Android 14 beta, mostrando o menu de clonagem do aplicativo

    Parece que o Google finalmente adicionará suporte para clonagem de aplicativos nativos no Android 14. Isso permite que você tenha duas instâncias separadas de um único aplicativo em seu telefone, permitindo que você tenha duas contas conectadas simultaneamente.

    Outros fabricantes de telefones Android permitem que você faça isso por um tempo, mas ainda estamos felizes em ver o Google considerar isso. Tenha em mente que, no momento, não está pronto para o horário nobre.
    Gesto preditivo para trás

    Uma captura de tela do Android 14, mostrando a nova seta para trás que aparece ao usar gestos de deslizar

    O Android 14 não vai abalar o gesto de voltar, mas parece que vai aprimorar o recurso principal. No que muitos chamam de gesto preditivo, se você deslizar e segurar para trás no Android 14, será exibida uma visualização da página que você está voltando para você.

    Há também uma seta para trás mais proeminente ao usar gestos de deslizar para uma navegação mais intuitiva.
    Acesso ao aplicativo Guest Phone

    Se você tiver um perfil de usuário convidado em seu dispositivo, poderá conceder a ele acesso ao aplicativo Telefone. Eles poderão ver seu histórico de chamadas, mas poderão fazer chamadas por conta própria. Isso é útil se você estiver emprestando seu aparelho para alguém.
    Usuários administradores secundários

    Se você tiver usuários secundários em seu dispositivo, poderá aumentá-los para permissões de nível de administrador. Isso pode ser útil para coisas como tablets que várias pessoas na família usam.
    Página de instalação do aplicativo em segundo plano

    Em um grande golpe para o bloatware pré-instalado pela operadora e pelo fabricante, o Android 14 apresentará uma página de instalação de aplicativos em segundo plano, onde você poderá ver tudo o que foi baixado para o seu dispositivo sem a sua permissão. Além disso, você pode removê-los aqui.
    Suporte para novo controlador de jogo

    O Android 14 adicionará suporte para os controladores PlayStation DualSense Edge e SteelSeries Stratus Plus. Se você leva a sério os jogos Android – e por que não levaria, dado o poder do Snapdragon 8 Gen 2 – você poderá usar esses periféricos de última geração ainda este ano.
    Aplicativo Health Connect

    Em 2022, o Google anunciou que havia feito parceria com a Samsung para criar um novo aplicativo Health Connect. Isso funcionaria como um hub onde os usuários poderiam manter seus dados de saúde e compartilhá-los com outros aplicativos quando quisessem. Se você estiver familiarizado com o Apple Health, parece que o Health Connect agirá da mesma forma.

    O Android 14 procura incorporar este aplicativo no nível do sistema.
    Seletor de fotos mais poderoso

    O Android 13 introduziu um seletor de fotos no estilo iOS, onde você pode dizer aos aplicativos quais fotos eles têm permissão para acessar. O problema era que nem todos os aplicativos cooperavam, exigindo ainda acesso total à sua galeria para funcionar.

    No Android 14, isso deve acabar, pois o Google aplica o novo seletor de fotos. Mesmo que um aplicativo exija acesso total às suas fotos, o Android 14 ainda permite que você escolha quais deseja compartilhar.
    página de aparelhos auditivos

    Uma captura de tela da página de dispositivos auditivos do Android 14 beta

    Em uma vitória em termos de acessibilidade, o Android 14 adiciona uma página dedicada aos aparelhos auditivos. Isso tornará a configuração dos dispositivos muito mais fácil. Ele ainda contará com um botão de compatibilidade com aparelhos auditivos mais antigos, caso eles não funcionem com o Android 14.
    Android 14: Personalização
    Melhor escala de fonte

    O Android 14 apresentará dimensionamento de fonte de 200% para fins de acessibilidade. É claro que, como qualquer pessoa que lida com modelos de escala padrão sabe, explodir coisas tão grandes pode levar a cortes estranhos, tornando o texto irritante de ler.

    android 14: exemplo de dimensionamento de fonte

    É por isso que o Google introduziu uma curva de escala não linear que ajuda a ajustar melhor o texto na tela do telefone. O que isto significa? Como você pode ver na imagem de exemplo acima, o Android 14 ajustará dinamicamente apenas o texto que precisa ser ampliado. Os cabeçalhos, por exemplo, já são grandes o suficiente na maioria dos casos e, portanto, não serão dimensionados.
    Preferências de idioma por aplicativo aprimoradas

    O Android 14 procura melhorar a capacidade do desenvolvedor de ajustar dinamicamente os idiomas exibidos nas configurações de idioma por aplicativo do Android. Mais importante, isso significa que os desenvolvedores podem ajustar os idiomas de seus aplicativos com base na região, testes A/B e parâmetros de localização do servidor.

    Para o usuário, isso significa apenas uma implementação mais perfeita de linguagens alternativas em seus aplicativos favoritos, construindo o trabalho em versões anteriores do Android.
    API de flexão gramatical

    Se você fala um idioma com gênero gramatical, o Android 14 melhorará o suporte para ele. Para idiomas onde o género é crucial, ao contrário do inglês, esta melhoria permitirá que as aplicações exibam o género adequado com base no utilizador que visualiza o conteúdo.

    A API Grammatical Inflection cuidará do trabalho árduo. Os desenvolvedores só precisam implementar em seus aplicativos e adicionar as traduções adequadas.
    Configurando preferências regionais

    Você poderá ajustar suas preferências regionais no Android 14, incluindo definir itens como unidades de medida e qual dia da semana começa em seus calendários. Isto se destina a pessoas no exterior, como um americano na Europa.
    Controles deslizantes de volume de notificação e toque separados

    Conforme observado no Android 14 Developer Preview 2, o Google pode estar trazendo de volta um recurso de áudio há muito solicitado – controles deslizantes de volume separados para toques e notificações. Dessa forma, os usuários poderiam escolher o quão alto ou baixo um desses sons será, sem necessariamente ter que manter o volume de ambos iguais.
    Android 14: privacidade e segurança

    Receptores de tempo de execução, intenções implícitas mais seguras e carregamento de código dinâmico

    O Android 14 impedirá intenções internas que não especifiquem um pacote. Isso deve impedir que aplicativos mal-intencionados interceptem intenções, melhorando a segurança. E os aplicativos no Android 14 devem declarar se o receptor é “exportado” ou “não exportado”.

    Aplicativos que usam carregamento de código dinâmico devem tornar os arquivos somente leitura, melhorando teoricamente a segurança drasticamente.

    Essas alterações não devem afetar a maioria dos usuários de maneira frontal.
    Bloquear a instalação de aplicativos mais antigos

    Parece que há uma notícia toda semana sobre malware para Android, então o Google vai resolver esse problema mais uma vez no Android 14. Como o malware tem como alvo SDKs mais antigos, a Play Store bloqueará aplicativos com alvo inferior ao SDK 23. O Google determinou que um muitos atores mal-intencionados visavam o SDK 22.

    Felizmente, o SDK 22 é bastante antigo (introduzido com o Android 5.1 Lollipop em 2015), portanto, isso não deve afetar os melhores aplicativos Android de maneira significativa.
    Senhas

    O Android 14 pretende substituir de vez as senhas. Ele apresenta uma API para permitir que os aplicativos usem senhas criptografadas, melhorando muito a segurança. Isso deve significar que os usuários podem entrar mais facilmente em aplicativos com coisas como segurança biométrica, além de proporcionar uma experiência mais segura, pois as chaves de acesso não são suscetíveis a ataques de phishing e golpes como as senhas.

    Assim, o Android 14 pode ser o primeiro prego no caixão das senhas tradicionais.
    Android 14: Melhorando o gerenciamento de tarefas em segundo plano

    Até agora, o Android 14 coloca grande ênfase na eficiência dos recursos do sistema e na melhoria da duração da bateria. Isso também deve melhorar a integridade do sistema e tornar a experiência do usuário mais suave.
    JobScheduler e Foreground Services

    O Google diz que alguns trabalhos em segundo plano no Android são muito complicados. Para o usuário, isso não significa muito na superfície, mas pode estar relacionado à eficiência de segundo plano, o que significa que o sistema está se sobrecarregando mais do que o necessário. Isso pode reduzir a vida útil da bateria do seu telefone.

    O Android 14 será mais rigoroso sobre quais tarefas podem ser executadas em primeiro plano, como aplicativos e processos voltados para o usuário. Com mais coisas forçadas a rodar em segundo plano, isso teoricamente deveria melhorar a eficiência. Se você não percebeu, esse parece ser um componente central do Android 14.

    Duas das principais APIs do Android, Foreground Services e JobScheduler, apresentam alguns novos recursos no Android 14. Uma é uma nova funcionalidade para transferências de dados iniciadas pelo usuário, com o Android tornando esses uploads e downloads muito mais fáceis, especialmente se houver uma restrição (como baixar apenas em Wi-Fi).

    Os desenvolvedores também terão que declarar quais tipos de serviço em primeiro plano seus aplicativos usam para delinear melhor quais serviços serão executados em segundo plano e em primeiro plano.
    Otimizando as transmissões do sistema

    O Android 14 introduzirá otimizações no sistema de transmissão interno do sistema para melhorar a eficiência e a duração da bateria. Muitas dessas melhorias não devem afetar os aplicativos ou o usuário, mas o Google menciona especificamente as transmissões registradas no contexto.

    Eles basicamente enfileiram transmissões para aplicativos em cache para quando eles saem do estado de cache. Isso deve melhorar quantos recursos de segundo plano as transmissões usam. O Android 14 até agrupará transmissões repetidas em uma única para quando o aplicativo for retomado do cache.
    Permissões de alarme exatas

    Você pode estar se perguntando o que exatamente é um alarme exato. Pense no seu relógio ou aplicativo de calendário que envia uma notificação sobre um próximo evento, cronômetro ou alarme pela manhã. Esses aplicativos podem usar o sistema de alarme exato do Android, mas isso pode sobrecarregar os recursos do sistema.

    Portanto, no Android 14, os aplicativos que não são calendário ou relógio precisarão solicitar uma permissão especial na primeira inicialização antes de definir alarmes exatos. O Google quer que os desenvolvedores usem essa permissão com cuidado e, em vez disso, considerem alternativas programadas mais eficientes.
    Notificações não dispensáveis

    O Android 14 espera melhorar o incômodo das notificações não descartáveis. Basicamente, eles desaparecem enquanto seu dispositivo está desbloqueado e retornam quando está bloqueado. No entanto, itens importantes como notificações de sistema e política permanecerão.
    Android 14: trabalhando com todos os tamanhos de tela

    Continuando o trabalho feito no Android 12L e no Android 13, o Android 14 incentivará os desenvolvedores a garantir que seus aplicativos funcionem em todos os tamanhos de tela e fatores de forma daqui para frente.

    Para facilitar isso, o Google criou classes de tamanho de janela, layout de painel deslizante, incorporação de atividades, caixa com restrições e muito mais. O Android 14 Developer Preview 1 os apresenta para ajudar os desenvolvedores a começar a preparar as coisas para todos os tipos de dispositivos, incluindo dobráveis ​​e tablets.
    Android 14: compatibilidade de aplicativos

    O Android 14 Developer Preview 1 traz cerca de 300 classes do OpenJDK 17 com mais por vir em versões futuras. Isso deve ajudar a melhorar a qualidade do aplicativo graças às novas classes de registro e correspondência de strings e padrões.

    A maioria dos usuários não notará isso, mas deve melhorar as ofertas dos desenvolvedores.
    Andróide 14: o que queremos ver

    O Android 13 foi um lançamento bastante sólido, pois se concentrou em atualizações e melhorias incrementais. O Android 12 foi um grande lançamento com o novo sistema Material You, por isso estamos felizes em ver que o Google continua limpando as coisas.

    Android 14 logo

    No entanto, há algumas coisas que gostaríamos de ver.
    Wi-Fi dividido e alternância de rede móvel

    Vamos manter este simples. No Android 12, o Google combinou as alternâncias de Wi-Fi e rede móvel em um bloco de Configurações rápidas. Isso incomodou muitos usuários, inclusive nós, e permaneceu no Android 13, apesar do clamor.

    Queremos que o Google os divida no Android 14, assim como alguns fabricantes de telefones fizeram em suas capas.
    Traga de volta os widgets da tela de bloqueio

    Admitimos que o iOS 16 inspirou este item da lista de desejos. Se você não sabia, em um iPhone, agora você pode adicionar widgets de tela de bloqueio. Ele adiciona mais funcionalidade ao iOS. Você seria perdoado por esquecer, mas o Android já teve esse recurso.

    Embora a tela de bloqueio padrão do Android seja ótima com a quantidade de informações que mostra, seria bom adicionar outras coisas a ela. Queremos apenas algo mais perfeito do que o que recebemos nos dias do Android KitKat.
    Widgets empilhados nativos

    Falando em widgets, o Google tem algo a ver com a Samsung e a Apple. Estamos falando de widgets empilhados, onde você pode, como seria de esperar, empilhar widgets uns sobre os outros e percorrê-los.

    Este é um recurso do iOS por padrão e a Samsung começou a trabalhar nele com o Galaxy S23 . Claro, você ficaria limitado nisso, já que muitos widgets do Android são muito mais interativos do que os encontrados no iOS. Portanto, isso pode desafiar o Google em um grau razoável, mas queremos ver isso do mesmo jeito.
    Fontes personalizadas e formas de ícones

    No Android 11, o Google permitiu alterar a fonte e a forma do ícone nos Pixels. Mas desde o Android 12, essa funcionalidade foi embora. Simplificando, nós o queremos de volta. Você pode fazer isso em outros telefones como o OnePlus 11 , portanto, sua ausência em um Pixel é especialmente notável.
    Um concorrente da Ilha Dinâmica

    iPhone 14 ProMax

    Finalmente, depois de usar um iPhone 14 Pro , queremos muito ver o Google implementar algum tipo de concorrente do Dynamic Island no Android. Embora os banners de notificação funcionem muito melhor no Android do que no iOS, eles não se expandem dinamicamente e mostram informações ao vivo, como placares esportivos ou a localização do seu Uber.

    Visualmente, o Google pode fazer com que as notificações tenham fundos pretos que se expandem a partir das câmeras frontais perfuradas para que se misturem quase perfeitamente como no iPhone 14 Pro. Funcionalmente, poderíamos obter mais informações ao vivo dessas notificações.

    Por exemplo, se você tiver música tocando em um iPhone 14 Pro, pressione e segure a Ilha Dinâmica e ela se expandirá em um reprodutor de mídia, facilitando pausar ou pular músicas. Você também pode ver rapidamente os cronômetros sem sair da tela atual. As possibilidades para o Android podem ser praticamente ilimitadas.

    Deixe uma resposta