Pular para o conteúdo
Início » Recursos do Android 14: o que há de novo este ano?

Recursos do Android 14: o que há de novo este ano?

    Android 14 novo recursos 2024

    Recursos do Android 14: o que há de novo este ano?

    Aqui está o que está chegando ao seu telefone Android na próxima grande atualização
    Revisão do Google Pixel 7

    A primeira compilação do desenvolvedor do Android 14 chegou e, embora demore algum tempo até que os usuários normais do Android possam experimentá-lo, já podemos começar a aguardar os novos recursos que estão sendo adicionados.

    Graças aos mergulhos profundos de especialistas como Mishaal Rahman (abre em nova guia) , os novos recursos do Android 14, incluindo aqueles não anunciados formalmente pelo Google, são exibidos antecipadamente. Após o lançamento relativamente tranquilo do Android 13 no ano passado, é ótimo ver tantas atualizações interessantes já em andamento para a versão do Android deste ano.

    Leia nosso guia completo do Android 14 para todas as mudanças que o Google introduzirá na nova versão do sistema operacional, mas aqui vamos manter nosso foco neste artigo nas grandes atualizações que terão impacto no uso diário do telefone.
    Recursos do Android 14: os novos até agora

    Gesto de volta preditivo

    Deslizar para voltar no Android 14 ainda funciona normalmente, mas se você deslizar e pausar, poderá ver a página que está retornando ao lado, caso tenha esquecido onde terminará.

    É semelhante a como você pode ver todos os seus aplicativos ativos deslizando para cima e pausando ou tocando no botão de três linhas.
    Ver mais

    Clonagem de aplicativo

    A clonagem de aplicativos é algo que você já pode fazer em seu telefone Android, mas o Android 14 adiciona suporte nativo para ele no menu Configurações (via XDA Developers (abre em uma nova guia) ). Isso permitirá que qualquer usuário do Android use um aplicativo com duas credenciais de login diferentes, úteis se você quiser trocar rapidamente entre as contas.

    Uma captura de tela do Android 14 beta, mostrando o menu de clonagem do aplicativo

    Atualmente, o recurso não está disponível no Developer Preview sem habilitar um sinalizador de desenvolvedor específico. A clonagem parece estar limitada a apenas alguns aplicativos selecionados, e também não há como diferenciar um aplicativo original de um clonado quando os dois ícones estão na tela. Felizmente, o Google pode corrigir isso em versões futuras do Android 14 e fazê-lo funcionar corretamente quando o lançamento público chegar.

    Permitir que o convidado use o aplicativo Telefone

    Se você tiver um perfil de convidado configurado em seu telefone para permitir que outra pessoa use seu dispositivo Android sem acesso total, agora você pode especificar se esse convidado pode fazer chamadas. Seu próprio histórico de chamadas ficará visível para o hóspede, mas isso significa que você pode passar seu telefone para alguém em caso de emergência para entrar em contato com alguém sem expor todo o restante de seus dados.
    Ver mais

    Torne os usuários secundários administradores

    Em uma nota semelhante, agora você pode estender o acesso total de nível de administrador ao seu telefone para usuários secundários. Pode ser outra pessoa com quem você compartilha seu dispositivo (como um tablet familiar) ou um perfil secundário para você, que agora pode fazer alterações no telefone sempre que precisar, em vez de ter que trocar perfis apenas para alternar uma única configuração.

    Suporte para novos controladores de jogos

    O Android 14 adicionou mapeamento de entrada para o PlayStation DualSense Edge Controller e o SteelSeries Stratus Plus. Se você gosta de jogar no celular usando um dos gamepads estilo console completo, é uma excelente notícia que você poderá usar esses controladores lançados recentemente facilmente com a próxima atualização.

    Uma foto com um Sony DualSense Edge na frente e um segundo DualSense Edge na parte de trás.

    Seletor de fotos mais poderoso

    O Android 13 introduziu uma nova granularidade na permissão de fotos para aplicativos, permitindo que você selecione se um aplicativo pode acessar todas as suas imagens ou apenas aquelas que você especificou. No entanto, isso não foi aplicado no Android, o que significa que os aplicativos ainda podem exigir acesso a todas as suas imagens ou não funcionar. Mas agora parece, em uma vitória para sua privacidade (via XDA Developers (abre em nova guia) ), que você ainda poderá escolher quais fotos um aplicativo pode usar, mesmo que exija as chaves de toda a sua coleção de fotos.

    página de aparelhos auditivos

    Os usuários com aparelhos auditivos devem descobrir que são muito mais fáceis de configurar no Android 14. Agora há uma página de configurações dedicada para aparelhos auditivos nas opções de acessibilidade, mas você também pode configurar um atalho diretamente para a página de aparelhos auditivos para ajustar facilmente seu configurações mais tarde. Há uma configuração de compatibilidade alternável que você pode ativar caso seu dispositivo também não esteja se comportando com a nova versão do Android.

     

    Aplicativos instalados na página de fundo

    Ninguém gosta quando o fabricante do seu telefone ou sua operadora de celular baixa coisas em seu telefone sem que você queira ou mesmo saiba que estão lá. Mas agora com esta nova página, você poderá ver precisamente o que foi adicionado ao seu Android de forma sub-reptícia, e excluí-los facilmente se não quiser. Parece ideal para remover rapidamente todo o bloatware que alguns fabricantes e operadoras de telefone insistem em ter em seu telefone.

    Health Connect

    O Google anunciou no ano passado que colaborou com a Samsung para criar o aplicativo Health Connect , um hub que permitirá aos usuários manter seus dados de saúde em um só lugar para sincronizar com outros aplicativos. No momento, é um aplicativo beta que você precisa baixar separadamente, mas o Android 14 pode adicioná-lo como parte integrada do sistema operacional (via XDA Developers (abre em uma nova guia) ). Isso poderia significar que o Android finalmente tem uma alternativa viável ao Apple Health?

    Deixe uma resposta