Pular para o conteúdo
Início » Android Segurança, como Malware Daam pode manter seu telefone refem

Android Segurança, como Malware Daam pode manter seu telefone refem

    CUIDADO COM ESTE MALWARE QUE PODE HACKEAR SEU DISPOSITIVO ANDROID

    O malware Android Daam pode manter seu telefone como refém – o que você precisa saber

    Novo malware sorrateiro para Android também pode roubar seus dados e se esconder de aplicativos antivírus

    Um novo malware para Android foi descoberto e pode ignorar aplicativos antivírus, roubar muitos dados confidenciais e financeiros e até mesmo criptografar todos os arquivos em um smartphone infectado, implantando ransomware .

    De acordo com um novo relatório (abre em uma nova guia) da empresa de segurança cibernética CloudSEK , esse novo malware para Android, apelidado de “Daam” por seus pesquisadores, representa uma ameaça significativa para os melhores telefones Android devido aos seus recursos sofisticados.

    O malware Daam parece estar usando aplicativos de sideload para infectar smartphones Android e, até agora, o CloudSEK o encontrou em APK ou arquivos de instalação de aplicativos Android para os aplicativos Psiphon, Boulders e Currency Pro. Enquanto o Psiphon é um aplicativo VPN , o Boulders é um jogo para celular e o Currency Pro, como o nome sugere, é um conversor de moedas.

    Se você fez sideload de algum desses aplicativos em vez de instalá-los por meio de lojas de aplicativos oficiais, como a Google Play Store , seu smartphone Android pode estar infectado com o malware Daam. Infelizmente, porém, pode não haver uma solução fácil, pois o malware pode evitar a detecção por aplicativos antivírus e pode já ter bloqueado os arquivos em seu smartphone ao implantar o ransomware.
    Criptografando todos os arquivos em seu smartphone Android

    O malware Daam é altamente sofisticado e inclui vários recursos projetados para roubar seus dados e colocar sua privacidade em risco.

    O malware Daam tem a capacidade de gravar todas as chamadas telefônicas e VoIP em andamento, incluindo chamadas feitas pelo WhatsApp. Ele também pode roubar seus arquivos e até mesmo os contatos do seu smartphone.

    Por exemplo, o malware tem a capacidade de gravar todas as chamadas telefônicas e VoIP em andamento, incluindo chamadas feitas pelo WhatsApp . No entanto, também pode roubar seus arquivos e até mesmo os contatos do seu smartphone. Surpreendentemente, o malware Daam pode até roubar informações sobre contatos recém-adicionados, não apenas os existentes.

    Todos os dados roubados por Daam são enviados de volta para um servidor de comando e controle ( C&C ) operado pelos hackers por trás dessa campanha de malware. Vale a pena notar que os aplicativos maliciosos usados ​​para distribuir o malware solicitam acesso a permissões de dispositivos confidenciais após a instalação para obter acesso quase completo ao seu smartphone Android.

    Se ter todos esses dados confidenciais roubados não fosse ruim o suficiente, o malware Daam também utiliza o algoritmo de criptografia AES para criptografar todos os arquivos em um smartphone Android infectado sem o consentimento do usuário. Ao mesmo tempo, ele também pode alterar a senha ou o PIN do dispositivo de um smartphone para bloqueá-lo completamente do telefone.
    Como se manter protegido contra malware do Android que pode ignorar aplicativos antivírus

    Uma mão segurando um telefone fazendo login com segurança

    Normalmente, com malware móvel, instalar um dos melhores aplicativos antivírus Android e habilitar o Google Play Protect em seu smartphone seria suficiente para mantê-lo seguro. No entanto, neste caso, o malware Daam foi projetado para se esconder de aplicativos antivírus.

    Por isso, a principal forma de se proteger é sendo extremamente cuidadoso ao baixar novos apps. Carregar aplicativos pode ser conveniente, mas isso coloca seu smartphone Android em risco de infecção por malware. É por isso que você deseja se ater às lojas de aplicativos oficiais do Android. Da mesma forma, você ainda deseja ler os comentários e verificar a classificação de um aplicativo antes de instalá-lo, pois aplicativos ruins conseguem passar pelas verificações de segurança do Google de tempos em tempos.

    Ao mesmo tempo, você também deseja evitar clicar em links de remetentes desconhecidos entregues por e-mail ou mensagem de texto em seu smartphone. Esses links podem levar a sites maliciosos que podem induzi-lo a instalar malware ou coletar suas informações por meio de phishing.

    O malware Daam pode ser novo, mas já é bastante capaz quando se trata de roubar dados e dificultar as coisas para os proprietários de um smartphone Android infectado. É por isso que provavelmente não será a última vez que ouviremos sobre isso.
    Mais do Guia do Tom

    Câmeras térmicas com inteligência artificial podem ser usadas para quebrar suas senhas
    Hackers estão usando esse novo golpe do Gmail para roubar seus dados pessoais
    Malware EvilExtractor rouba senhas e mantém PCs com Windows como reféns

     

    Deixe uma resposta